Fachada da Fundação

DSC_0146

Há uma história de amor, dedicação e compaixão que aquece os corações na Fundação Ricardo Moysés Júnior. Esta é uma jornada que começou com a tristeza da perda, mas se transformou em um raio de esperança para crianças e adolescentes portadores de câncer em situação de vulnerabilidade social.

Ricardo Moysés Júnior foi um jovem que faleceu em decorrência de um câncer, em maio de 1994. No entanto, o luto não foi o destino final dessa história. Após seu falecimento, seus pais, Jane Berlose Moysés e Ricardo Moysés, uniram forças com o Dr. Angelo Atalla, o médico que acompanhou a jornada do jovem Ricardo. Juntos, eles decidiram transformar a dor em propósito e solidariedade.

Assim, a Fundação começou a tomar forma. Era o nascimento de uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, dedicada a dar suporte a crianças e adolescentes enfrentando uma batalha injusta contra o câncer.

Instalações

O Hospital Dr. João Felício, sensibilizado pelo propósito nobre deste grupo, cedeu uma sala para armazenar os donativos que começaram a chegar, destinados às famílias necessitadas. Foi em 31 de outubro de 1994 que a Fundação Ricardo Moysés Júnior ganhou vida, com o propósito de aliviar o fardo das famílias e oferecer um ombro amigo em meio à tempestade.

Mas a demanda cresceu, e o desejo de ajudar mais e melhor também. Uma pequena loja no Bairro Santos Anjos, em Juiz de Fora, foi alugada para atender a crescente necessidade, embora ainda não fosse possível oferecer hospedagem para aqueles que vinham de longe.

O destino, mais uma vez, sorriu para a Fundação. Em dezembro de 1996, a Santa Casa de Misericórdia concedeu um casarão com 16 leitos, proporcionando um lar temporário para as crianças e seus acompanhantes vindos de outras cidades. A generosidade deu um impulso à missão deles.

Em julho de 1998, a Prefeitura de Juiz de Fora fez uma doação que mudaria o jogo: um terreno de 900m2 na Rua Francisco Vaz de Magalhães, no bairro Cascatinha. A comunidade e empresários se uniram em uma campanha incrível para construir uma sede própria, que se tornou realidade em outubro de 2000. Com 60 leitos, a Fundação passou a acolher ainda mais calorosamente as crianças e suas famílias que buscavam tratamento na cidade.

A história de amor e solidariedade continuou a se desenrolar. Ao lado da Fundação, o Lions Clube Redentor doou um terreno. Com a ajuda da comunidade e um generoso aporte de R$300.000,00 do BNDES, eles construíram o Centro Educacional Ricardo Moysés Júnior em abril de 2005. Este centro não apenas serviu como uma fonte de recursos, mas também como um farol de esperança para as crianças, oferecendo educação e atividades que as ajudaram a crescer, sorrir e sonhar. O Centro oferece vagas para berçário, educação infantil e ensino fundamental, além de sala de informática, biblioteca, bilíngue, recreação dirigida, pátio coberto, parquinho, além de atividades extras como capoeira, judô e balé.

Esta é a história da Fundação Ricardo Moysés Júnior, uma história que nos faz acreditar no poder do amor, da solidariedade e da compaixão. Uma história que nos ensina que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, é possível criar um refúgio de amor e esperança para aqueles que mais precisam.

O trabalho solidário feito em prol de crianças e adolescentes portadores de câncer, idade entre 0 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social, começou com a força de vontade de familiares e amigos do jovem Ricardo Moysés Júnior, que faleceu em maio de 1994 vitimado por uma neoplasia(câncer). Seus pais Jane Berlose Moysés e Ricardo Moysés, além do Dr. Angelo Atalla, responsável pelo seu tratamento, iniciaram um movimento de apoio para as famílias enfrentarem a doença.

Acreditando no idealismo daquele grupo, o Hospital Dr. João Felício cedeu uma sala onde eram guardados os donativos recebidos para serem distribuídos aos assistidos. Em 31 de outubro de 1994 nasceu a Fundação Ricardo Moysés Júnior, entidade filantrópica e sem fins lucrativos, que visa assistir gratuitamente crianças e adolescentes portadores de câncer.

Devido ao número crescente de famílias de Juiz de Fora e outras cidades que procuravam ajuda na Fundação, decidiu-se alugar uma pequena loja na Rua Almada Horta, no Bairro Santos Anjos para melhor atendê-los, mas ainda não era possível oferecer hospedagem para aqueles que vinham de outras cidades.
Em dezembro de 1996, graças à generosidade da diretoria da Santa Casa de Misericórdia que cedeu, em regime de comodato, um casarão com 2 quartos e 16 leitos, situado na Rua Alencar Tristão no Bairro Santa Terezinha, pudemos garantir a hospedagem aos assistidos e seus acompanhantes oriundos de outras cidades.

Fachada da Fundação e Centro Educacional

Em julho de 1998, a Prefeitura de Juiz de Fora doou um terreno com 900m2, situado à rua Francisco Vaz de Magalhães, 12, Bairro Cascatinha e após uma intensa campanha de arrecadação de recursos junto à comunidade e empresários iniciou-se a construção e após 14 meses foi inaugurada a nossa sede própria em outubro de 2000. Com capacidade para 60 leitos passamos a hospedar confortavelmente os acompanhantes e as crianças em tratamento na cidade.

A construção da Unidade II – Com a doação de um terreno pelo Lions Clube Redentor, situado ao lado da Fundação, e graças a doações da comunidade e de R$300.000,00 pelo BNDES, construímos o CENTRO EDUCACIONAL RICARDO MOYSÉS JÚNIOR inaugurado em abril de 2005, com objetivo de gerar recursos que auxiliem na sustentabilidade da Fundação. Oferece vagas para berçário, educação infantil e ensino fundamental, além de sala de informática, biblioteca, bilíngue, recreação dirigida, pátio coberto, parquinho além de atividades extras como capoeira, judô e balé.

Fachada da Fundação

Fachada da Fundação e Centro Educacional

Nossas Instalações

UNIDADE I Entrada 01